sábado, 24 de março de 2012

Onça pintada

É o terceiro maior felino do mundo, após o tigre e o leão, e o maior do continente americano. Ocorria nas regiões quentes e temperadas, desde o sul dos Estados Unidos até o norte da Argentina, estando, hoje, porém, extinta em diversas partes dessa região. Nos Estados Unidos, por exemplo, está extinto desde o início do século XX.
Se assemelha ao leopardo fisicamente, se diferindo desse, porém, pelo padrão de manchas na pele e pelo tamanho maior. As características do seu comportamento e do seu habitat são mais próximas às do tigre. Seu habitat preferido é a densa floresta tropical, sendo, porém, também encontrado em terrenos abertos.
A onça-pintada está fortemente associada com a presença de água e é notável, juntamente com o tigre, como um felino que gosta de nadar. É, geralmente, solitária. É um importante predador, desempenhando um papel na estabilização dos ecossistemas e na regulação das populações de espécies de presas. Tem uma mordida excepcionalmente poderosa, mesmo em relação aos outros felinos. Isso permite que ela fure a casca dura de répteis como a tartaruga e de utilizar um método de matar incomum: ela morde diretamente através do crânio da presa entre os ouvidos, uma mordida fatal no cérebro.

Características


Um exame detalhado mostra que a padronagem de seu pelo apresenta diferenças significativas em relação à do leopardo. Este apresenta rosetas menores mas em maior quantidade, enquanto que as manchas da onça são mais dispersas e desenham uma roseta maior, algumas delas com pontos pretos no meio. O interior dessas manchas é de um dourado/amarelo mais escuro que o restante da pelagem.
Existem também alguns indivíduos melânicos, as chamadas onças-pretas. Elas não pertencem a uma outra espécie. Suas manchas ainda são facilmente reconhecíveis na pelagem escura. Trata-se de uma mutação genética na qual os indivíduos produzem mais melanina do que o normal, o que provoca um maior escurecimento da pelagem desses animais.
A cabeça da onça é proporcionalmente maior em relação ao corpo do que o leopardo. Um exemplar adulto alcança até 2,60 metros de comprimento, chegando a pesar em torno de 115 quilogramas, embora, em média, os machos pesem noventa quilogramas e as fêmeas, 75 quilogramas. A altura da cernelha é de, aproximadamente, setenta centímetros, sendo o maior felino das Américas.

A onça-pintada é o maior mamífero carnívoro do Brasil e necessita de, pelo menos, dois quilogramas de alimento por dia, o que determina a ocupação de um território de 25 a oitenta quilômetros quadrados por cada indivíduo a fim de possibilitar capturar uma grande variedade de presas.
A onça seleciona naturalmente as presas mais fáceis de serem abatidas: em geral, indivíduos inexperientes, doentes ou mais velhos, o que pode resultar como benefício para a própria população de presas.
Apesar de ser tão temida, foge da presença humana e mesmo nas histórias mais antigas, são raros os casos de ataque ao ser humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário